quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Carro Clonado, O que fazer?

O que fazer quando o condutor começa a receber multas de locais de onde nunca esteve?

Nos últimos anos o número de pessoas que entram com pedidos no Detran para reclamar de multas indevidas é cada vez maior.Em alguns casos, um simples recurso administrativo junto ao Detran é o suficiente para que a multa seja cancelada, pois erros acontecem e na maioria dos casos é fácil a comprovação de tal erro, como por exemplo, o veículo identificado na notificação da infração não ser o mesmo do condutor, seja pelo, modelo, cor ou detalhes do carro, até mesmo pelo erro do fiscal do trânsito na hora de anotar a infração.

No entanto, o que fazer quando essas multas começam a ser constantes, vindas principalmente de locais na qual você nunca esteve? É amigo.... é hora de se preocupar, seu carro pode estar clonado, em muitas vezes as multas nestes casos são por excesso de velocidade, transitar em horário de pico em dias não permitidos, entre outros, mas o principal detalhe é que no corpo da infração que você recebeu vem a frase
"condutor não foi identificado no momento da infração"
A partir começa a dor de cabeça.... como provar que o veículo não é seu? Pois muitas vezes na notificação vem a foto do veiculo no momento da infração... e advinha? o veículo é identico ao seu. Infelizmente nestes casos o que ocorre é o seguinte, os fraudadores copiam a placa de um carro que tenha as mesmas características (mesma cor, modelo e ano) de um outro veículo que esteja em sua posse. Com a placa clonada, os criminosos pode trafegar pelas ruas sem se preocupar com as infrações cometidas, como excesso de velocidade, desrespeito ao rodízio etc.Além disso, alguns clones são feitos para possibilitar a revenda de carros roubados, que têm o chassi remarcado e os documentos falsificados. Depois das alterações, os automóveis são vendidos para um outro motorista, muitas vezes através de feirões.Existem ainda casos de motoristas que optam por usar uma placa clonada, depois de acumularem inúmeras multas e pontos na carteira de habilitação. E a punição para quem usa placa clonada no próprio veículo vai da perda da CNH e retenção do carro a um processo por interceptação e adulteração de veículos.

Muitos prejuizos começam a surgir, além dos gastos com as infrações não cometidas, as vítimas da clonagem acumulam pontos em suas carteiras de habilitação, o que pode levar à suspensão ou até mesmo à cassação do documento.

Como proceder em caso de clonagem?Além da dor de cabeça de ter a placa clonada, o motorista que for vítima do crime terá que enfrentar uma enorme burocracia para conseguir provar a fraude e cancelar as multas recebidas.A primeira providência é comparecer no plantão policial da Primeira Delegacia de Crimes de Trânsito, localizada na sede do Detran-SP, para elaboração de um boletim de ocorrência e vistoria do veículo.Além disso, é necessário anexar os seguintes documentos:
Cópia do Certificado de Registro do Veículo (recibo),
Cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo,
Cópia do RG e CPF, ou da CNH,
Cópia da notificação das multas e dos protocolos de recursos,
Fotogramas e/ou microfilmagens das multas,
Fotografias da frente, traseira e laterais do veículo e outros documentos que ajudem a comprovar a clonagem do automóvel.Para quem mora no interior do Estado, é necessário comparecer à Delegacia ou Distrito Policial do município para elaborar o boletim de ocorrência. Depois disso é preciso ir à Ciretran da cidade, levando o B.O., os documentos listados e o veículo, para que seja vistoriado.Alguns arcam com o prejuízoApós a conclusão da investigação sobre a clonagem, mesmo que o resultado aponte para a existência da situação irregular, o dono do carro deve recorrer da multa à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e ao Departamento do Sistema Viário (DSV).Em alguns casos, a burocracia envolvida é tamanha que mesmo depois da confirmação da fraude, o motorista acaba tendo que pagar as multas.Para evitar novos problemas, é importante que a pessoa lesada peça a troca da placa do automóvel, além de entrar com recursos para evitar o pagamento de multas indevidas.¹

Caso tudo isso não funcione, não tenha dúvidas, contrate um advogado para que proceda via judiciária a solução dos problemas, pois em poucos meses a sua CNH estará com os pontos estourados, e inclusive a chance de seu veículo estar envolvido em roubos e outros crimes.

21 comentários:

Lobo_Rola disse...

No Brasil nada funciona mesmo... A unica coisa que funciona aqui é a bandidagem... nada que esta dentro da lei funciona... estou com meu carro clonado desde Abril/2008 e nao tenho condiçoes de pagar advogado ou qualquer outra coisa que solucione meu problema... Ja enviei varias vezes essas documentações ao Detran e neim respostas me dão... Simplismente ignoram meu caso... Nao vejo outra saida senao a de começar a tomar medidas fora da lei...

Unknown disse...

Não funciona mesmo. Estou com o mesmo problema em Brasília. Tive minha placa clonada, já acumulei mais de 2000 reais de multas em locais que não frequento ou nunca fui. Em uma situação foi ainda pior: o condutor do carro clonado foi abordado por um policial que lhe autuou por infração, e pasmem, o indivíduo com ainda assinou o auto de infração. Fiz vários recursos que foram indeferidos pelo DETRAN-DF dizendo que os dados condizem com os do veículo. Além destas multas pelo DETRAN-DF tem ainda do DER, PRF, CPRV, DETRAN-GO. Como solucionar esse problema? Caso alguém saiba, por favor ajude-nos.

fiesta clonado disse...

é isso ai este é o brasil eu também comprei um veiculo financiado em 2009 e descobri agora que está clonado desde 2008 e cheio de multas por lugares que eu não frequento e em horarios que não saio de casa gostaria de convidar a todos que estão com este problema para que fisessemos uma denuncia coletiva ao ministério publico e a midia e quem sabe mandar uma carta para digissima Dilma que tenho certeza que ela irá nos ajudar

luciana ramos disse...

Revoltante como não encontram soluções para este tipo de problema.Penso que deveria ter á disposição dos condutores que tiveram seus automóveis clonados,profissionais da área de direito pagos pelo governo para de pronto solucionar.
Tendo em vista que para manterem seus automóveis circulando são obrigados a pagarem vários impostos.Até quando será assim??????

Adrovando disse...

Só mais 500 anos e talvez, digo talvez o bRaZil dos "outros" tome rumo ao caminho certo, Educação conserta isso? Não! Por que São os mais educados que sabem os caminhos que levam a perdição em brazilia...

Muito revortado mermo meu irmão!

Zin Nazzar disse...

Brasil, país de raça ordinária, bandida, onde o crime é organizado e as instituições públicas não. Tudo o que passamos provém de nosso DNA, DNA de bandidagem, de omissão, de corrupção, de descaramento deslavado da nossa cultura, onde se organiza um país para uma Copa do Mundo dentro dos prazos determinados pela FIFA, enquanto o país está atolado no atraso, atraso da justiça, da educação, da moral e do direito certo. País de políticos vagabundos que representam eleitores que estão somente preocupados com carnaval, futebol e novela das oito. Isso aqui não tem conserto nem nas próximas 1500 gerações, porque todos os erros estão no próprio sangue de seu povo. Lamentável.

Zin Nazzar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
julia disse...

Estou com o mesmo problema, acabo de ver uma multa do RJ no meu carro e moro no Distrito Federal, agora ferrou, tomei um susto, aqui tem muita burocracia, é tudo muito dificil.

bruno de paula locutor disse...

o meu tbm clonado desde de 2010
ninguem resolve nada
que pais e esse??

Unknown disse...

Boa Noite.
Notaram que em nosso sábio e imaculado CTB, não há nem um artigo que trate deste assunto e que dê providências a respeito. Nada de amparo e valorização daquele condutor conciente que cai nessa "arapuca" a olhos vistos das ditas autoridades fiscalizadoras de trânsito. Só filosofia barata...

MARIA MARILDA disse...

tive meu carro clonado no rio de janeiro.recebi mustas altisimas . procurein a delegacia local . E me instruiiram que era a placa que estava clonada e que teria que pagar a multas . mais dias um despachante me disse que deveria procurar uma delegacia de furtos e roubosda cidade de belo horizonte.só a placa está clonada. um advogado me dise que não preciso tomar nenhuma providencia . estou senm saber o correto

MARIA MARILDA disse...

meu carro foi clonado .O policial dise que foi a placa , pela multa enviada.Meu nome é maria marilda pinto correia.
Recebi recomendações da delegacia de lagoa santa que pagasse a multa . foi paga . recebi do advogado decomndação que poderi ser simples engano. estou preocupada. é facil provar que o carro é mde minha propriedade. que poderia ser simples clonagem de placa e aguadar.

Gal disse...

Pois é estou também com o mesmo problema aqui em BH e também não consigo resolver,e pra piorar minha situação meu carro é financiado e não é autorizada a troca de placa por este motivo, minha carteira está próxima de vencer e adivinhem não poderei renovar,e o mais interessante é que não existe um banco de dados de carros clonados, a PM e Detran MG fazem um verdadeiro descaso com a situação e olha que no meu caso o carro roda na minha cidade em lugares que nunca fui e sempre é multado durante meu expediente de trabalho, é uma lastima que tenhamos que passar por isto já tem 1 ano e 4 meses recebendo multas, e minha desconfiança é que este fraudador tenha até documento do meu veículo, porque não faz sentido ser na mesma cidade e ninguém fazer nada, agora vou deixar de trabalhar e ficar de plantão nas vias onde o clone passa e segui-lo para descobrir sua residência e assim acionar a Polícia já que não existe efetivo nas ruas para fazê-lo, indignada.

fe10 disse...

Unico jeito que se mudar dessa merda de pais

Dioclecio Ramos Lima disse...

Boa noite!

Venho por meio desta, pedir ajuda, pois sou de uma cidade pequena do estado do Ceará, sou proprietário de um veículo de placa jtx4804 pálio prata, declaro nunca ter saído do estado do Ceará com o meu veículo e estou recebendo diversas multas do estado do Pará. Preciso de ajuda pois tenho plena certeza que existe um clone do meu carro circulando no estado do Pará.
Atenciosamente
Dioclecio Ramos Lima
E-mail crystinaedio@gmail.com

Dioclecio Ramos Lima disse...

Boa noite!

Venho por meio desta, pedir ajuda, pois sou de uma cidade pequena do estado do Ceará, sou proprietário de um veículo de placa jtx4804 pálio prata, declaro nunca ter saído do estado do Ceará com o meu veículo e estou recebendo diversas multas do estado do Pará. Preciso de ajuda pois tenho plena certeza que existe um clone do meu carro circulando no estado do Pará.
Atenciosamente
Dioclecio Ramos Lima
E-mail crystinaedio@gmail.com

Unknown disse...

Eu também estou com esse problema. Tirei o carro da concessionária com 5meses apareceu quatro multas passaram a 100 por hora no radar de madrugada.tem um detalhe meu carro e vermelho e clone é branco fui em duas delegacia não consegui fazer o b.o fui no detran a policial falou que o vermelho na foto sai branco e que era crime o falso testemunho de clone eu acho isso um absurdo. tô perdendo a carta e dependo dela pra trabalharesolver e ninguém resolve nada

Unknown disse...

Eu também estou com esse problema. Tirei o carro da concessionária com 5meses apareceu quatro multas passaram a 100 por hora no radar de madrugada.tem um detalhe meu carro e vermelho e clone é branco fui em duas delegacia não consegui fazer o b.o fui no detran a policial falou que o vermelho na foto sai branco e que era crime o falso testemunho de clone eu acho isso um absurdo. tô perdendo a carta e dependo dela pra trabalharesolver e ninguém resolve nada

Anônimo disse...

Boa Tarde

Também estou com este problema aqui no rio de janeiro. Na teoria tudo funciona perfeitamente mais na pratica aí que é o problema. Neste Brasil tudo beneficia quem é criminoso.
Estou com um processo contra a concessionária Mitsubishi RAION Barra da Tijuca RJ que me vendeu um carro que tem um clone e um inquérito policial desde 2007 (Comprei o carro em 2010) e eles acham que estão certos e que eu que tenho que entrar com um processo de troca de placas. A minha pergunta é por que quando a primeira proprietária descobriu que o carro estava clonado não entrou com o processo de troca de placas? Seria mais fácil passar o problema para um outro otário?
Todos sabem que, principalmente no Detran RJ, tudo é difícil.
Sinceramente, se eu perder esta causa, vou pensar seriamente em virar bandido, provavelmente serei mais respeitado e não irei sofrer com o "crime" de ser honesto.

Unknown disse...

Tbem estou com esse problema comprei um prisma e as multas começaram a chegar uma atrás da outra as multas estão vindo do Rio Grande do Sul e eu moro em SC fiz defesa pra todas as multas e uma pessoa que é policial Federal aposentado me disse que o mais certo é mudar de placa ja encaminhei os documentos e estou esperando a resposta do Detran de Florianópolis

egames disse...

Eu acho que estou passando pelo mesmo problema que vcs. Comprei uma seina 2005 em uma agência vai fazer 2 meses e logo que completou 1 em tinha comprado receberam uma muita por estar sem o cinto de segurança em um horário que eu estava no trabalho e em uma cidade que eu nunca passei nem por perto. Não se pode ter sido um erro do agente autoador que pode ter errado a placa de um carro e caiu na minha ou se é um clone. Se for um clone não sei nem por onde começar não tenho tempo de ficar correndo atrás e utilizo a habilitação para trabalhar